viaje no blog

terça-feira, 17 de maio de 2011

Será aberto hoje a Licitação para a Construção do novo terminal de passageiros de Goiânia





Projeto no valor máximo de R$ 4 milhões deverá aproveitar o que foi feito na obra, que está parada desde 2007

Alfredo Mergulhão 16 de Maio de 2011 (Segunda-feira)

A abertura do processo licitatório para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto Santa Genoveva está confirmada para hoje, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A licitação é para contratar uma empresa que elabore o novo projeto de construção do aeroporto. O valor máximo que a Infraero pagará por este serviço será R$ 4,07 milhões. A concepção do novo projeto deverá aproveitar o que já foi feito na obra, que está parada desde 2007 por suspeita de irregularidades.

Embora o edital seja para dar andamento na construção do terminal, a retomada dos trabalhos ainda depende da resolução de problemas judiciais. A Infraero e o consórcio formado pelas empreiteiras Via Engenharia e Odebrecht discordam na Justiça acerca dos valores que devem ser pagos pelo que já foi realizado. As duas partes contrataram serviço de perícia, mas chegaram a valores discrepantes. Agora, uma terceira perícia está sendo feita pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), a pedido do Tribunal de Contas da União (TCU).

No entanto, a Infraero negocia extrajudicialmente para resolver a pendência mais rápido. Nesta quinta-feira, o consórcio deve apresentar uma nova planilha de custos. Caso ela fique de acordo com os critérios estabelecidos pelo TCU, encerram-se os impeditivos legais.

O projeto do novo terminal de passageiros do aeroporto de Goiânia poderá ser modificado, com a ampliação de cinco para 12 portões de embarque e o aumento da pista de pouso e decolagem. As mudanças foram tratadas ontem pelo governador Marconi Perillo, que esteve reunido com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, para propor aditivos ao projeto.

A pista seria ampliada sobre uma área contígua ao aeroporto que pertence à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria (Embrapa). O terreno tem cerca de 130 hectares. Marconi esteve ontem de manhã com o presidente da Embrapa, Pedro Antonio Arraes Pereira, que sinalizou ter interesse em ceder o espaço.

Ficou acertado que os presidentes da Embrapa e da Infraero se reunirão para discutir a questão. "Essa pista, de 3 mil metros, vai possibilitar que o aeroporto seja de fato internacional, tornando-se uma alternativa ao de Brasília. Teríamos também de discutir com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a construção de uma trincheira onde passaria a BR-153", disse Marconi. A assessoria da Infraero informou que o edital de licitação permite a inclusão e atualização do que será executado na obra.

fonte: Jornal O Popular , é BLOG Goiânia no coração do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário